quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A RAZÃO DE SE ANILHAR OS CANÁRIOS


Muitos perguntam da verdadeira importância em se anilhar os canários, para algumas pessoas é uma forma de maus tratos. Realmente se anilharmos uma ave com a anilha inferior a sua medida poderemos machucar e às vezes até causar uma lesão grave que pode decepar a pata da ave.
Mas quando ela é usada de forma correta, é a melhor ferramenta para o criador de aves, pois ali vão todas as informações necessárias para conhecermos um pouco a respeito da ave e de seu criador.
Aqui vamos falar mais especificamente das anilhas fornecidas pela F.O.B. (Federação Ornitológica Brasileira) que é o órgão oficial que rege as normas sobre a canaricultura brasileira, pois também existem as anilhas fornecidas pelo IBAMA.
As anilhas são fornecidas ao criador, após este se associar a um determinado clube. O tamanho das anilhas é dividido de acordo com a raça do canário, que vão desde 2,7 mm (raça espanhola, fife fancy e hoso japonês) até os grandalhões frisados, norwichs e lancashires com 3,5 mm.
Mas o que vem escrito de tão importante nas anilhas ?
Ali encontramos a sigla da FOB, o clube do criador, número da ave onde o criador tem todas as informações anotadas sobre a árvore genealógica daquele filhote e o ano de nascimento.
Outro fator importante é que a FOB está utilizando também um código de cores nas anilhas, cada ano corresponde a uma determinada cor, já temos as cores PRATA (ano 07), AZUL (ano 08) e Lilás (ano 09), com isso só de olharmos a anilha do canário já saberemos sua idade.
Para exemplificar melhor vou usar um canário de meu plantel:
Francisco Peruzzo – Criadouro Peruzzo
Anilha – FOB – CF – 104 – 001 – 09
- FOB = sigla da federação.
- CF = Centro Paulista de Criadores de Canários Frisados.
- 104 = número do sócio no clube.
- 001 = número de registro do canário.
- 09 = ano de nascimento.
Portanto ao adquirimos um canário, esse é um dos primeiros fatores que devemos observar, pois facilmente conseguiremos saber a idade da ave, por isso meu conselho é: - só compre um canário se ele tiver a anilha de um criador registrado em um clube filiado a FOB.
Fonte do Desenho:
http://www.fob.org.br/html2/como_ler_a_identificacao_de_uma_anilha.htm

FRANCISCO PERUZZO
BIÓLOGO
CENTRO PAULISTA DE CRIADORES DE CANÁRIOS FRISADOS – CF
SÓCIO Nº 104

Nenhum comentário: