quarta-feira, 18 de novembro de 2009

PROBLEMAS AO ANILHAR OS FILHOTES


Se observarmos os ninhos após o nascimento dos filhotes veremos que ele está sempre limpo, mas onde vai parar as fezes dos filhotes? Até dez dias de vida aproximadamente, as fêmeas, e alguns machos, é que fazem esta limpeza, retirando e as vezes até comendo tudo que os filhotes produzem.
Por terem este habito poderemos enfrentar um problema na época em que formos anilhar os filhotes, que ocorre entre o 5º e 8º dia de vida, dependendo do desenvolvimento do canário.
Na prática o que acontece, a fêmea enxerga a anilha como um corpo estranho e tenta jogar para fora do ninho, quando a anilha solta do pé do filhote, ela simplesmente a joga, mas às vezes isso não acontece e a fêmea arremessa junto coma anilha o filhote, isso pode causar algum trauma, como quebrar uma perna ou asa ou ainda pode ocasionar a morte, tanto pela queda quanto por hipotermia.
Algumas dicas são importantes na hora de anilhar o filhote, aqui em meu criadouro costumo colocar as anilhas no período da tarde, já perto da hora de fechar o criadouro, assim logo escurece e a fêmea não repara na anilha, podemos também enrolar na anilha um esparadrapo cor da pele, isso confundirá a fêmea e assim não tentará arrancar o anel do filhote.
Por último uma técnica que até este ano nunca havia usado, porém por motivos citados fui obrigado a usar, consiste em amarrar uma anilha na lateral do ninho, com isso a fêmea tentará joga-lo para fora e não conseguirá assim com o passar do dia ela se acostumará com a anilha e não jogará mais o filhote para fora do ninho.
Portanto meus amigos o sucesso da criação de canários está principalmente na observação diária dos casais e filhotes.

FRANCISCO PERUZZO
BIÓLOGO
CENTRO PAULISTA DE CRIADORES DE CANÁRIOS FRISADOS – CF
SÓCIO Nº 104

Nenhum comentário: