Os canários deixam de cantar, ficam doentes e podem morrer se não se lhes presta a atenção necessária." Não concordo que a muda seja considerada uma doença, mas concordo que se não forem tomadas certas precauções, os canários podem morrer.
A muda faz parte do ciclo anual da ave podendo mesmo dizer-se que é a última fase de um ciclo reprodutivo. Ocorre em Janeiro e Fevereiro, porém este ano foi muito atípico, aqui em meu criadouro os canários já iniciaram a muda agora em Dezembro. A substituição de todas as penas debilita as aves e, normalmente, os machos deixam por completo de cantar. No primeiro ano, as penas das asas e da cauda não são substituídas. A substituição das penas deve ser gradual sendo umas substituídas por outras sem apresentar nenhuma parte do corpo completamente desprovida de penas. Como a ave se encontra debilitada devem ser redobrados os cuidados com correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura.
Durante a muda a alimentação deve ser equilibrada não esquecendo as vitaminas, minerais e aminoácidos.
Uma das coisas em que parece não haver consenso é o banho durante a muda. Os meus canários adoram tomar banho mesmo quando estão na fase de mudança de penas. Se as aves estão habituadas a banhar-se penso que devem continuar a fazê-lo mesmo durante a muda.
Terminada a muda, os machos recomeçam a cantar, é a melhor altura para se decidir quais as aves a manter. É também a melhor altura para se comprar novos canários.
Fonte pesquisa:
http://canarios.com.sapo.pt/index.html
www.google.com.br
FRANCISCO PERUZZO
BIÓLOGO
CENTRO PAULISTA DE CRIADORES DE CANÁRIOS FRISADOS – CF
SÓCIO Nº 104
2 comentários:
Oi, parabéns pelos canários!
Gostaria de saber se é necessário fazer algo especial para que um canário tome banho, ou se ele toma por conta própria, só quando tem vontade.
Obrigada!
Giovanna,
a maioria das aves aprecia muito o banho, quando o tempo está firme pode-se dar até 02 banhos por semana, coloque umas gotinhas de vinagre na água isso ajudará na limpeza das penas e pele.
Abraços.
Postar um comentário